A Ilha de Santa Maria é a Ilha Amarela e é parte integrante do grupo oriental. É conhecida por ser a ilha sol, porque de facto é a ilha do arquipélago mais banhada pelo sol ao longo do ano!

A ilha é também conhecida pelas suas praias de areia dourada, as únicas com esta cor, comparativamente com as outras ilhas do arquipélago, que possuem praias de areia cinzenta. A praia Formosa de São Lourença é das mais elogiadas e é um lugar a não perder na sua visita!

Por sua vez, a Baía de São Lourenço é um lugar que visto de cima parece exatamente um grande anfiteatro composto por vinhas cultivadas em socalcos.

A Praia Formosa é também muito procurada por ser tranquila e de mar pouco profundo e de águas transparentes.

 

 

O Barreiro da Faneca é um lugar único nos Açores, uma vez que se trata de uma paisagem semidesértica em tons avermelhados. É popularmente conhecida como o “deserto vermelho”. Esta paisagem árida e argilosa é uma área de Paisagem Protegida.

Não deixe de conhecer a Ribeira de Maloás, uma surpreendente formação geológica. Aqui há uma queda de água com cerca de 20 metros de altura.

O prato mais tradicional da Ilha de Santa Maria é o Caldo de Nabos. Este é feito com um tipo de nabo específico da ilha. A par disto, na água do caldo cozem-se batata-doce, entremeada, carne de porco e chouriço. O caldo é servido num prato com fatias de pão. Os outros ingredientes são servidos à parte.

Em termos de frutas, a tradicional meloa de Santa Maria é muito conhecida e apreciada pela sua doçura e textura fenomenais.