A Ilha das Flores é parte do grupo ocidental e é conhecida também por ser a Ilha Rosa. É aqui que fica situado o ponto mais ocidental do território português – no Ilhéu de Monchique.

O lugar considerado o mais bonito da ilha é o Poço da Ribeira do Ferreiro. Após um percurso de 30 minutos a pé, encontra um cenário de natureza e beleza natural incomparável. Está perante várias cascatas que caem sobre as dezenas de metros da verdejante montanha. É um verdadeiro paraíso!

Uma paisagem singular nas Flores é a Rocha dos Bordões. Constitui-se como uma rocha de grandes dimensões com prismas basálticos. Uma maravilha da Mãe-Natureza.

 

 

Não pode perder a vista para a Lagoa Comprida e a Lagoa Escura através dos seus miradouros. Daqui consegue contemplar as duas lagoas ao mesmo tempo.

O Poço do Bacalhau, uma queda de água surpreendente na Fajã Grande, é um lugar de visita obrigatória.

Quando falamos de gastronomia da Ilha das Flores, os pratos mais tradicionais são a sopa de agrião e o inhame com linguiça. Na ilha também é produzido um tipo de queijo curado de pasta mole de textura firme. O peixe também é um ingrediente fundamental da gastronomia da ilha. São de destacar a albacora assada no forno e a caldeirada de congro.